Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Usina de Beneficiamento de Leite Bom Sucesso

Inaugurada em 09 de maio de 2008 é uma extensão da empresa Laticínios Horizonte, foi criada com o objetivo de atuar na compra de matéria prima em dois estados: Paraná e Santa Catarina já que uma fábrica não dava mais conta da produção para atender as necessidades dos clientes, é uma empresa nova com instalações modernas situada no município de Bom Sucesso do Sul – PR tem como principal produto queijo mussarela, com uma estrutura mais sólida já no inicio o crescimento foi de maneira mais rápida e em dois anos já possui mais de 1000 produtores fornecedores de leite situados em 10 municípios da região sudoeste do Paraná, tem seus produtos distribuídos nos estados de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo parte das refeições e lanches dos brasileiros com responsabilidade e competência.

Tratamento de Água

As águas utilizadas industrialmente no Laticínio Horizonte são captadas de um poço artesiano. Antes do uso no processo alimentício, a água sofre o processo de desinfecção, visando destruir a carga bacteriana presente na mesma e evitar a transmissão de infecção aos alimentos. A água a ser utilizada na indústria alimentícia é potável. O uso da adição do cloro na água é o processo mais comumente utilizado, com uma bomba dosadora em quantidades controladas entre 0,5 a 2,0 ppm, esse procedimento é feito para toda a água que entra no processo industrial.

Tratamento de Efluentes

A água é absolutamente indispensável à vida humana e a principal matéria-prima da maioria das indústrias. A água é um recurso necessário a todos os aspectos da vida e ao desenvolvimento das atividades humanas. Por isso, a conservação de nossos recursos hídricos torna-se importante para evitar vários problemas socioambientais que causem impactos significativos sobre a vida aquática e ao meio ambiente como um todo. O lançamento do efluente "in natura" nos recursos hídricos pode causar impactos como: a disseminação de doenças de veiculação hídrica, o agravamento do problema de escassez de água de boa qualidade, desequilíbrio ecológico, entre outros. O tratamento de efluentes industriais é um processo técnico-industrial que consiste numa série de tratamentos físicos, biológicos e químicos. No Laticínios Horizonte, o processo de tratamento biológico de efluentes tem embasamento em um processo que ocorre na natureza, o qual recebeu globalmente a denominação de autodepuração ou estabilização. Assim, o efluente, depois de várias etapas de tratamento, é lançado dentro dos parâmetros da legislação ambiental para um rio próximo à indústria.

Reciclagem

Todo material de papelão utilizado como embalagem secundária, ou seja, aquela que não entra em contato direto com o produto é produzida a partir de material reciclado.

Captação da água da chuva

A água da chuva é captada no telhado da fábrica e armazenada em caixa de fibra para ser utilizada na lavagem externa do caminhão antes de sua descarga, gerando assim um ambiente mais limpo e seguro para os produtos.

Destinação do resíduo do queijo: Soro

Para dar um destino ao resíduo do soro oriundo da fabricação de queijo, foi criada uma empresa chamada Porcobom para aproveitar o soro como forma de alimentação animal, que por sua vez consomem o soro que é transformado em dejetos suínos podendo ser aproveitado pelos agricultores locais como adubo orgânico em suas lavouras.